Santaluz: Fiéis católicos celebram dia de Corpus Christi

vemvercidade 31 Mai, 2018 16:07 - Atualizado em 31 Mai, 2018 16:37 Da Redação
Este ano a paróquia de Santa Luzia comemora 70 anos.
Vem Ver Cidade Este ano a paróquia de Santa Luzia comemora 70 anos.

A solenidade de Corpus Christi é celebrada nesta quinta-feira (31) por católicos de todo o Brasil. Em Santaluz, região sisaleira da Bahia, a programação inclui a confecção dos tradicionais tapetes da procissão de Corpus Christi na praça  em frente à Igreja da Paróquia de Santa Luzia, no centro da cidade, que reuniu dezenas de fieis.


Tapetes de Corpus Christi na Rua João Muniz Barreto -  Foto: Vem Ver Cidade

Na confecção dos tapes são utilizados materiais como areia, farinha, serragem, flores, folhas, grãos de cereais e borra de café. Este ano as gravuras lembram entre outros temas a comemoração dos 70 anos da paróquia de Santa Luzia, padroeira de Santaluz.


Foto: Vem Ver Cidade

Após a missa, que acontece as 17h, na Igreja matriz, os fiéis sairão em procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa é a única ocasião no ano em que o símbolo sai às ruas e por isso o ato é considerado importante para os fiéis.

Corpus Christi

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus. É o único dia do ano que se faz procissão publica com o Santíssimo Sacramento.