Santaluz: Garimpo de ouro em Serra Branca volta a ser alvo da Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Despesca II, com o objetivo de combater um esquema degarimpo ilegal de ouro no povoado de Serra Branca, zona rural do município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia.
Segundo a PF, a operação é um desdobramento da Operação Insistência, realizada em dezembro de 2023, quando agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em garimpos clandestinos localizados em uma fazenda da mesma localidade e na casa do atual dono da área.
Seis mandados foram cumpridos em imóveis de investigados
Nesta nova fase da investigação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em:
📍Imóveis residenciais de investigados;
📍Empresas ligadas aos suspeitos;
📍Uma propriedade rural onde, de acordo com a polícia, foi instalada uma nova planta de extração de ouro.
Essa nova estrutura usava como matéria-prima rejeitos de minério extraídos de garimpos ilegais que já haviam sido alvo de ações anteriores.
Piscinas de cianetação foram reinstaladas para enganar fiscalização, diz PF
Segundo a Polícia Federal, os investigados transferiram as piscinas de cianetação — processo químico usado para separar o ouro do minério — para outro local, com o objetivo de dissimular a continuidade da atividade ilegal e dificultar a fiscalização ambiental.
A lixiviação do minério era feita com cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias consideradas altamente tóxicas e que possuem uso controlado pelo Ministério do Exército. A PF alertou que o uso e armazenamento indevido desses produtos representa grave risco à saúde humana e ao meio ambiente.
Investigados podem responder por diversos crimes
Com base nas informações levantadas pela investigação, os envolvidos podem responder por:
👉🏼 Usurpação de bens da União (por extrair minério sem autorização);
👉🏼 Associação criminosa;
👉🏼 Posse de artefato explosivo;
👉🏼 Extração ilegal de recursos minerais;
👉🏼 Uso e armazenamento irregular de substância tóxica, perigosa ou nociva.
Região já havia sido alvo de operação anterior
Serra Branca, apesar de ser uma localidade pequena e predominantemente rural, tem sido alvo recorrente de denúncias e ações policiais por conta da atividade garimpeira irregular. Em 2023, a PF já havia realizado uma operação semelhante no mesmo povoado.
De acordo com a corporação, o objetivo das ações é interromper práticas criminosas ligadas à exploração mineral ilegal, bem como prevenir danos ambientais e riscos à população.