Santaluz: Homem é condenado por homicídio de subdelegado quase 30 anos após o crime

vemvercidade 20 Mar, 2025 16:19 - Atualizado em 20 Mar, 2025 20:26
Julgamento ocorreu no Fórum de Santaluz
Foto: VemVer Cidade Julgamento ocorreu no Fórum de Santaluz

Quase 30 anos depois do crime que chocou Santaluz e região, o motorista Aloísio Carneiro de Oliveira, popularmente conhecido como ‘Gago’, foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato do subdelegado Germano dos Santos Bispo.


O júri popular aconteceu nesta quinta-feira (20), no Fórum Desembargador José Maciel dos Santos, em Santaluz, e foi presidido pelo juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior, titular da Comarca de Santaluz. A sessão se estendeu por mais de 8 horas.


Apesar da condenação, Aloísio Carneiro de Oliveira não participou do julgamento. A defesa apresentou um atestado médico alegando que o réu passou recentemente por uma cirurgia.


O homicídio ocorreu no dia 19 de novembro de 1995. Na época, Germano dos Santos Bispo era subdelegado de Polícia Civil no distrito de Pereira e foi morto a tiros no bairro Jorge Vilas Boas, em Santaluz.

 

Germano foi morto a tiros em bairro de Santaluz

O caso já havia passado por um julgamento anterior em 2016, quando Gago foi absolvido da acusação pelo homicídio do subdelegado. No entanto, o novo julgamento realizado nesta quinta-feira resultou em sua condenação.

Durante o julgamento, pelo menos quatro testemunhas prestaram depoimento na parte da manhã. Entre elas estava o empresário e ex-prefeito Joselito Carneiro de Araujo, conhecido como 'Júnior do Max'. Na época do crime, Júnior não ocupava cargos públicos e era patrão e amigo de Gago, que trabalhava em seu supermercado.


Júnior afirmou que, no momento do crime, estava participando de um aniversário nas proximidades do local onde Germano dos Santos Bispo foi assassinado.


A condenação de Aloísio Carneiro de Oliveira encerra um processo judicial que se arrastou por quase três décadas, trazendo finalmente um desfecho para um caso que marcou a história de Santaluz.