Santaluz inicia formação continuada para diretores de escolas, coordenadores, secretários escolares, equipe técnica da secretaria e conselheiros

vemvercidade 13 Mai, 2021 14:28 - Atualizado em 13 Mai, 2021 15:43
IMAGEM ILUSTRATIVA
pixabay IMAGEM ILUSTRATIVA

Aconteceu nesta quarta-feira (12/05) em Santaluz, a abertura do Programa Formação pela Escola. Programa este que a Prefeitura de Santa Luz, por meio da Secretaria Municipal de Educação fez adesão via FNDE (Fundo Nacional da Educação Básica). O Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O Programa oferece diversos cursos, dentre eles: Tutoria para a Rede do Formação pela Escola, Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, Programas de Transporte do Escolar – PTE, Programas do Livro – PLi, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Novo Fundeb,  Controle Social para Conselheiros,  Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação –Siope, Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso e Plano de Ações Articuladas - PAR.

Devido ao momento pandêmico, a abertura foi via aplicativo Google Meet e contou com a participação de 80 cursistas, dentre eles a secretária Municipal de Educação, Professora Nilzene Pereira dos Santos, que representou também o Prefeito Arismário Barbosa Júnior, acolhendo os participantes e frisando a importância de todos conhecerem os programas oferecidos pelo FNDE para participarem ativamente das políticas públicas do município de Santa Luz. 

A formação iniciou-se com o módulo de Competências Básicas que vai ser concluído meados do mês de junho, e dará continuidade com o módulo do PAR (Plano de Ações Articuladas). Neste encontro foi apresentado o funcionamento do Programa, bem como apresentado o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) aos participantes.

Esteve presente também a multiplicadora da NTE 04, a professora Renata Estrela, que acompanhou a formação do início ao fim. O encontro foi mediado pelo professor e tutor local Clenildo da Cunha Peixinho.