Santaluz: IV Simpósio de Matemática do Colégio Ação abordou a pandemia e seus efeitos no cenário mundial

vemvercidade 14 Jul, 2021 21:15 - Atualizado em 14 Jul, 2021 21:25

O Colégio Ação, em Santaluz, apresentou nos dias 12 e 13 de julho, no seu canal do Youtube, o IV Simpósio de Matemática, que abordou um tema atual e extremamente necessário para a sociedade. Esse ano, o colégio teve o papel de discutir o estudo da pandemia e seus efeitos no cenário mundial.

O projeto possui a coordenação da professora de Matemática Tâmara e foi pensado de forma 100% online, com muitas pesquisas, estudos e empenho. De acordo com o Ação, contribui para a formação do alunado, trazendo maior reflexão sobre a área de Matemática e suas tecnologias e seu ensino. A instituição destaca ainda que O IV Simpósio de Matemática, debateu propostas e possibilidades no estudo dessa ciência de forma mais lúdica e ativa.

A professora Tâmara falou como foi trabalhar com um tema tão em evidência: “Este ano o nosso desafio foi aprofundar o estudo da pandemia e seus efeitos no cenário mundial, levando em consideração aspectos econômicos, biológicos e geográficos”, disse. “Como todos sabem a Covid-19 é uma doença viral que vem preocupando não somente a população nacional, trata-se de um cenário epidemiológico que se agrava em nível mundial, por isso a circulação de entendimento mais amplo sobre o vírus se torna uma arma fundamental para o combate da sua disseminação”, pontuou a educadora. “Trabalhar esse tema com os meninos tem sido desafiador e muito satisfatório já que enquanto instituição podemos contribuir para que através do conhecimento consigamos vencer essa batalha”, concluiu a professora.

Equipe docente e estudantes da instituição. Foto: Divulgação

A estudante Ana Luísa, 2° Ano comentou sobre o evento: “Desde a minha chegada ao colégio, o simpósio matemático me permitiu analisar o mundo ao redor e ver além do que os meus olhos poderiam enxergar”, disse. “Não pelo fato de já ser encantada pela ciência, mas por este evento ser uma oportunidade para todos nós aprendermos, manifestarmos e ampliarmos o nosso conhecimento de uma forma coletiva e dinâmica em assuntos que são de extrema importância para nós sempre”, revelou. “A matemática, a química e a física, que são as áreas mais abordadas nas apresentações, foram, sem dúvida alguma, uma das principais responsáveis por tudo que a humanidade construiu até aqui. Portanto, é uma honra estar aqui, participando de mais um ano dessa experiência única e incrível que é o simpósio”, destaca a estudante.

Já a aluna Ádylla Maria traz um questionamento importante sobre a Matemática. “A matemática realmente está presente em tudo? Acredito que você, assim como eu, já se perguntou o porquê de aprender matemática. Em um primeiro momento, pode surgir respostas como muito importante para contar dinheiro ou até ajudar a somar rapidamente elementos no dia a dia, mas por acaso passamos em média 10 anos na escola estudando para contar dinheiro e elementos? ”, questiona. “Esses questionamentos me acompanharam por muitos anos, até quando entrei em contato com dinâmicas, essenciais para a formação de qualquer pessoa, que me levaram a refletir sobre o papel da matemática na minha vida, e o Simpósio Matemático se tornou um deles”, destaca.  “O meu primeiro tema, em 2019, me mostrou métricas importantes das redes sociais, Instagram, Facebook, Youtube, Spotify e Twitter, e já tenho mais uma confirmação, a matemática também está ali. Mas comparar os algoritmos com essa área pode ser até comum, entretanto, e comparar com o pós-pandemia? Foram esses questionamentos que nós, o terceiro ano 2021, buscamos responder e o mais importante, entender o quanto a matemática se mostrou aliada no enfretamento do Covid-19 e deixa a reflexão de que aquilo que fazemos como sociedade pode alterar o curso de uma pandemia”, disse a estudante. “Logo, durante esses anos participando do Simpósio Matemático, experiência uma nova visão que responde todos aqueles questionamentos do passado. No entanto ao falar das minhas experiências durante esses três anos, desejo primeiramente agradecer por essa oportunidade e confirmar para você que me acompanhou até o final desse texto que sim, a matemática está presente nas pequenas e grandes coisas e bem mais sutil do que imaginávamos”, conclui.