Santaluz: Lançamento de livro marca encerramento do ‘Projeto Literatura de Cordel: uma Arte de trazer vida para a memória’

vemvercidade 01 Mar, 2020 11:00 - Atualizado em 01 Mar, 2020 11:22 Da Redação
Auditório Lindaura Carneiro de Araújo, em Santaluz
Foto: VemVer Cidade Auditório Lindaura Carneiro de Araújo, em Santaluz

O Auditório Lindaura Carneiro de Araújo, em Santaluz, ficou lotado na noite da última sexta-feira (28) para acompanhar o encerramento do ‘Projeto Literatura de Cordel: uma Arte de trazer vida para a memória’, que teve como organizadores os escritores e cordelistas Justino Nunes e Edisvânio Nascimento. O ponto alto do evento foi o lançamento do livro que leva o nome do projeto. 

(Foto: VemVer Cidade)

O evento contou as presenças de representantes do poder público local, diretores e professores de escolas da rede pública e particular, estudantes, escritores e amantes da literatura. 

[Confira galeria de fotos ao final da matéria]

O livro “A arte de Poetizar trazendo Vida para a Memória” é resultado de um projeto idealizado em 2018, e chegou através do Edital de seleção publica nº 01, de 26 de abril de 2018 – Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco do Ministério da Cultura, via Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O projeto teve como base fundamental a realização de 10 oficinas para a produção literária, compreendendo a Literatura de Cordel, poemas, crônicas, prosa e outros gêneros literários. Os encontros receberam total apoio e acolhimento do Instituto e Congregação das Irmãs Ancilas do Menino Jesus, e foram realizados no Centro de Formação Menino Jesus, no Morro dos Lopes.

Livro traz contribuição de novos escritores. (Foto: VemVer Cidade)

A obra  é composta de um universo variado de literatura  e que foi produzida por novos e conhecidos escritores de Santaluz. Dividida em três capítulos, ela se expressa no dialogo feito pelos seus autores, em formato de uma coletânea de poesias e prosas representadas por diversos seguimentos, experiencias de vida diferenciadas entre realidade, sonhos e desafios.

Justino Nunes e Edisvânio Nascimento foram os organizadores do projeto. (Foto: VemVer Cidade)

De acordo com os organizadores, o projeto teve como objetivo, incentivar novos talentos: “Essa obra traz para nós leitores e leitoras da comunidade luzense, a oportunidade de apreciar uma literatura que vai além das formalidades. São registros poéticos que envolvem o nosso contexto existencial, social e histórico”.