Santaluz: Léo Reis é condenado a pagar R$ 5 mil por divulgar informação falsa, determina Justiça Eleitoral

vemvercidade 06 Set, 2024 19:44 - Atualizado em 06 Set, 2024 19:50

A Justiça Eleitoral de Santaluz, na regiao sisaleira da Bahia, condenou o candidato a prefeito Léo Reis (PSD) a pagar uma multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral enganosa. A acusação, feita pela coligação A Força da União (Avante, MDB, PSB e União Brasil), alegou que Reis divulgou no Instagram informações falsas sobre o transporte de estudantes do município, afirmando que eles eram transportados em veículos precários conhecidos como ‘pau de arara’. 

A Justiça determinou a remoção da publicação e, apesar da liminar concedida, Léo Reis não apresentou defesa. O juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior considerou que o silêncio do candidato implicou em reconhecimento das acusações. A decisão sobre a multa foi comunicada à equipe jurídica de Reis para execução.

A INFORMAÇÃO FALSA

Um vídeo que mostrava uma caminhonete transportando jovens de maneira irregular na carroceria, sem medidas de segurança, no povoado de Serra Branca. Durante a gravação, um comentário em tom de brincadeira questionava se o motorista trabalhava para a prefeitura. 

Léo Reis compartilhou a imagem em seu perfil nas redes sociais acusando que o veículo pertencia a Prefeitura de Santaluz. 

Em resposta, a Prefeitura emitiu uma nota oficial negando qualquer vínculo com o veículo do vídeo e afirmando que o transporte escolar na cidade é realizado por uma empresa terceirizada com veículos apropriados e seguros. A gestão municipal destacou que o caminhão mostrado não está relacionado aos serviços prestados pela prefeitura.