Santaluz: Mandatos de busca e apreensão são cumpridos durante operação que apura fraudes no Detran

vemvercidade 30 Set, 2021 15:19 - Atualizado em 30 Set, 2021 15:36

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), por meio da Delegacia  dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública  (Dececap) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 30/09, a ‘Operação Santaluz’, que investiga ex-servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) envolvidos em falsificação  de sentenças nos períodos de 2018 e 2019. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com a  delegada Márcia  Pereira, titular da Dececap, o grupo atuava com falsificação de documentos públicos, inserção de documentos falsos em sistema de informação e estelionato. “Cada sentença falsificada dava o direito de sacar em média R$ 20 mil”, disse a titular da Dececap.

Segundo a SSP, Santaluz faz parte da Operação Cangalha, que consiste em uma série de ações de enfrentamento a organizações criminosas em todo o Nordeste do Brasil, por meio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ).

De acordo com o delegado de Santaluz, Edemir Luchini, as investigações apontam que pessoas próximas a uma ex-assessora da Procuradoria Jurídica do Detran em Salvador, que é natural de Santaluz e suspeita de liderar o grupo, emprestavam contas bancárias para que ela recebesse o dinheiro arrecadado com o suposto esquema fraudulento. Conforme o delegado, duas mulheres foram conduzidas para a delegacia. Elas prestaram depoimento e depois foram liberadas.