Santaluz: profissionais que vão atuar no Samu concluem capacitação; base da unidade passa por reformas para atender exigências do Ministério da Saúde

vemvercidade 22 Jan, 2021 10:37 - Atualizado em 22 Jan, 2021 16:17 Da Redação

Trinta e dois profissionais que vão atuar na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, passaram por treinamentos durante as duas últimas semanas. A capacitação começou no dia 13 de janeiro, com aulas teórica e prática, e terminou nesta quinta-feira (21) com uma palestra e audiência pública aberta a todo público na câmara Municipal de Vereadores.

Foto: VemVer Cidade

De acordo com a coordenadora técnica do Samu de Santaluz, Andrea Gonsalves, o curso foi um dos passos para a habilitação do serviço. “A capacitação dos profissionais é um dos requisitos exigidos para que o Samu, de fato, seja implantado. Assim que assumimos a coordenação, fomos atrás desse curso e tivemos total apoio do prefeito Dr. Arismario, que se mostrou bastante sensível ao projeto”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a estrutura física da base vai passar por reformas para cumprir exigências do Ministério da Saúde. “Recebemos uma vistoria da coordenação regional da Samu que apontou algumas reformas estruturais. Já estamos concluindo a obra exigida no relatório de implantação -- nos próximos dias teremos o serviço ativado e a disposição da população de Santaluz e região”, disse.

Coordenadora local da Samu. Foto: VemVer Cidade

A culminância da capitação contou com a palestra do diretor regional da Samu Adriano Guimarães. Autoridades políticas e de segurança pública também marcaram presença. O Capitão PM Charles Vieira, comandante da 5ª Companhia (Valente, São Domingos e Santaluz), do 16º Batalhão de Polícia, destacou o trabalho em parceria. “Estamos à disposição para somar, porque significa a possibilidade de salvar vidas”.

Foto: VemVer Cidade

Vão ser disponibilizadas para a base, uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), e outra de Suporte Avançado (USA), que já estão em Santaluz.   A UTI móvel de suporte avançado vai atender, além de Santaluz, os municípios de Valente, Retirolândia, São Domingos, Conceição do Coité e Queimadas.

O enfermeiro e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Carlos Estrela, um dos responsáveis pela capitação, e que também atuará na base de Santaluz, falou como é o procedimento de atendimento e em quais situações o Samu deve ser acionado.

“A ligação é transferida para um médico regulador, o qual avalia a gravidade da situação, através de protocolos técnicos, e define o atendimento necessário, que pode consistir na simples orientação por telefone ou no encaminhamento de uma Unidade Móvel (básica ou avançada) ”, explica.

Enfermeiro e professor Carlos estrela. Foto: VemVer Cidade

“Pelo serviço são atendidas vítimas de acidentes de transito, desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto e problemas psiquiátricos em crise”, concluiu Carlos estrela.

O Serviço do Samu é acionado única e exclusivamente pelo número 192. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel (celulares).