Santaluz: Sérgio Suzart sugere parceria do município com Senai; ‘Para não deixar nossa gente de fora do mercado de trabalho’

vemvercidade 24 Fev, 2021 21:58 - Atualizado em 25 Fev, 2021 09:41

O presidente da câmara de Santaluz, vereador Sérgio Suzart (Avante) sugeriu uma parceria entre a prefeitura municipal com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Segundo Suzart, a falta de qualificação e experiência profissional impede contratações de jovens luzenses que querem ingressar em empresas que atuam no município, principalmente no ramo da mineração.

“As empresas aumentam a exigência e elas querem trazer alguém pronto de verdade. Desenvolver um profissional internamente significa um custo, um gasto para as empresas, que elas neste momento não quer ter, e é aí que os poderes municipais tem que tomar parte, para não deixar nossa gente de fora do mercado de trabalho. Por isso sugiro um convênio entre uma dessas duas instituições qualificadoras de mão de obra”, disse. "Mas por outro lado, existem profissionais qualificados, mas que não conseguem a oportunidade porque as empresas exigem experiência na carteira, oras, experiência se consegue com oportunidade, nesse sentido deixo aqui a minha critica e meu apelo para que as contratantes revejam esse critério", pontuou. 

“Acompanho diariamente o drama de trabalhadores que sonham em ingressar nas empresas que estão instaladas no nosso município, mas que não conseguem a tão sonhada contratação, pelo fato de não ter qualificação em alguma área técnica. Em outros casos os contratantes alegam a falta de experiência do pleiteante. Isso é muito frustrante, e afirmo que é fruto da falta de planejamento das gestões anteriores, que não se atentaram a essa pauta”, frisou o presidente da câmara.

Suzart disse ainda que já dialogou com o prefeito Dr Arismário. “Temos um gestor sensível com a causa, por ele saber o quão é importante os jovens ter oportunidade de emprego dentro da própria cidade. Estou esperançoso que agora, de ato, o executivo municipal vai arregaçar as mangas e lutar a favor dos trabalhadores dessa terra. Enquanto legislador e presidente da câmara farei o possível em favor dos trabalhadores da nossa terra”, finalizou.