Santaluz: Sindfunps promove confraternização para comemorar Dia do Servidor Público; presidente fala sobre conquistas da categoria

vemvercidade 28 Out, 2019 13:41 - Atualizado em 28 Out, 2019 14:10 Da Redação
Comemoração a dia do servidor público na noite de ontem (27)
Foto: VemVer Cidade Comemoração a dia do servidor público na noite de ontem (27)

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santaluz (Sindifunps) proporcionou momento de confraternização para seus filiados em alusão ao dia do Nacional do Servidor Público, comemorado anualmente no dia 28 de outubro. O evento foi realizado na noite deste domingo (27), no Sisal Clube, e contou o show do grupo Toque Love.

O presidente do sindicato, Sortinê Oliveira, o ‘Santinho’, agradeceu a presença dos filiados ao evento e parabenizou a todos pela luta no fortalecimento da categoria. Durante discurso, ele fez críticas a reforma Trabalhista, aprovada há dois anos. “Uma reforma cruel e difícil de ser compreendida. Todos os dias eu estou debatendo com essa nova realidade através de processos jurídicos para minimizar os impactos no servidor luzense.

Presidente do Sindifunps, Sortinê Oliveira. Foto: VemVer Cidade

Santinho e a atual diretoria do Sindifunps encerram o mandato – que durou 6 anos – no primeiro semestre do próximo ano. Emocionado, ele fez um breve retrospecto desse período que esteve à frente da instituição. “O Meu mandato como presidente termina no mês de maio de 2020, mas o próxima direção vai ter um veículo automotivo, vai encontrar uma conta bancária com dinheiro, vai ter advogado no sindicato, vai ter tudo aquilo que não se tinha quando assumir”, disse.

Atual diretoria do Sindicato. Foto: VemVer Cidade

"Me orgulho muito em dizer que doze servidores da segurança pública, como vigilantes e guardas municipais recebem o adicional de periculosidade. Me orgulho muito em saber também que sete garis vão receber o grau máximo de insalubridade. Essas conquistas são frutos de lutas diárias”, comemorou.

Dia do Servidor Público

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Veja a galeria de fotos do evento: