Santaluz, Valente, Retiro e Coité vão se enfrentar na 1ª fase do Intermunicipal; confira todos os grupos da competição
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) lançou oficialmente, na manhã deste sábado (15), a edição 2024 do Campeonato Baiano Intermunicipal. Neste ano, serão 60 equipes na disputa pelo título da maior competição não-profissional do Brasil, seis a mais do que na última temporada.
As vizinhas Santaluz, Valente, Retirolândia e Conceição do Coité vão se enfrentar na 1ª fase do Intermunicipal (Confira ao final da matéria todos os grupos).
A premiação total do Intermunicipal 2024 será de R$ 180 mil, um acréscimo de R$ 30 mil em relação à edição anterior. As quatro seleções que alcançarem as semifinais serão recompensadas.
Desde 2022 que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, dá nome ao torneio. Nesta edição, as 60 equipes estarão divididas em 16 grupos, sendo 12 grupos com quatro seleções e quatro grupos com três seleções. Todos os jogos serão realizados às 15h de domingo.
Fórmula de disputa
A fórmula da competição também foi divulgada. Na primeira fase, as seleções jogarão entre si, em jogos de ida e volta, dentro dos respectivos grupos, classificando-se para a 2ª Fase as três primeiras colocadas de cada grupo com quatro seleções, e as duas primeiras colocadas de cada grupo com três seleções.
A segunda fase será disputada pelas 44 seleções que obtiverem classificação na 1ª Fase, distribuídas em 22 grupos de duas seleções, que jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, no sistema de ida e volta.
A terceira fase será disputada por 32 seleções, sendo 22 classificadas dos confrontos da segunda fase e 10 seleções que tiverem a melhor campanha no somatório da primeira e segunda, entre as 22 desclassificadas. Elas jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, no sistema de ida e volta.
A partir da fase de oitavas de final, jogos de ida e volta definem os classificados até a grande decisão.
A primeira rodada do Campeonato Baiano Intermunicipal está programada para iniciar no dia 21 de julho, com as equipes lutando pela classificação rumo à grande final, que será realizada no dia 24 de novembro.
A competição é um importante evento do calendário esportivo baiano, pois serve como uma vitrine para talentos locais, incentivando o desenvolvimento do esporte nas comunidades.
Grupos do Intermunicipal 2024
Grupo 1: Jacobina, João Dourado e Miguel Calmon
Grupo 2: Ipirá, Santa Bárbara, Serra Preta e Serrinha
Grupo 3: Euclides da Cunha, Glória, Jeremoabo e Quijingue
Grupo 4: Barrocas, Crisópolis, Ribeira do Pombal e Tucano
Grupo 5: Conceição do Coité, Retirolândia, Santaluz e Valente
Grupo 6: Alagoinhas, Conceição de Feira, Feira de Santana e Pojuca
Grupo 7: Camaçari, Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé e Simões Filho
Grupo 8: Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Amaro e Saubara
Grupo 9: Castro Alves, Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus e Valença
Grupo 10: Ibirapitanga, Ipiaú, Itiruçu e Jequié
Grupo 11: Ibicaraí, Itabuna, Itapetinga e Vítoria da Conquista
Grupo 12: Aurelino Leal, Coaraci, Ilhéus e Uruçuca
Grupo 13: Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Paratinga
Grupo 14: Brumado, Gunambi e Palmas de Monte Alto
Grupo 15: Itagimirim, Itaju do Colônia, Mascote e Potiraguá
Grupo 16: Eunápolis, Itamaraju e Prado