Santaluz: Vem aí o XVI Mosaico de Literatura do Colégio Ação; ‘Enveredando pelos Grandes Sertões’

vemvercidade 17 Ago, 2018 11:38 Informe Publicitário
Mosaico de Leitura , do Colégio Ação
Divulgação Mosaico de Leitura , do Colégio Ação

“Busco, o Sertão. Logo, os Sertões. ‘O sertão é sem lugar’, o ‘sertão: é dentro da gente’. ”, já dizia Guimarães Rosa. O Mosaico de LeituraColégio Ação – em sua 16ª Edição trará uma apropriação de um conceito de Sertão em sua concepção visceral, onde antropologia filosofia, transmutam relações entre seres humanos, animais, vegetais no emaranhado ambiental refletindo as expressões de cultura, arte, linguagens e da própria existência.

A edição 2018 do Mosaico de Leitura, que acontece no mês de outubro, em Santaluz, terá como tema: “Enveredando pelos Grandes Sertões”. Segundo a organização, o evento será uma riquíssima oportunidade de refletir sobre o espaço geográfico, cultural e estético que se convencionou designar sertão. “Assim como naquelas diferentes cidades que pleiteiam todas o privilégio de ser e estar no sertão, trata-se de um termo cujo significado, longe de ser homogêneo, suscita as mais diferentes abordagens”, ressaltou Jussara Secundino, diretora do colégio

O sertão compõe área de estudo de natureza multidisciplinar, envolvendo agricultores, geógrafos, arqueólogos, engenheiros, historiadores, entre outros. Entretanto, o imaginário do sertão e sua ocupação tem seu foco na literatura.  Conforme a organização do evento, "levar a discussão sobre o espaço do sertão, do Brasil Central, num evento literário é, portanto, apenas natural".