Santaluz: Vereador Deon cria Projeto de Lei que coloca diabéticos como prioridade para exames em jejum

vemvercidade 08 Mar, 2022 10:10 - Atualizado em 08 Mar, 2022 12:01

O Vereador Deon (Avante) criou o Projeto de Lei  1.635/2022, que prioriza o atendimento do diabético nos laboratórios, clínicas, postos de saúde e hospitais  das redes pública e particular de Santaluz, quando o exame exigir jejum. O projeto deve ser votado durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (9).

De acordo com o texto, para garantir essa prioridade no atendimento, o  paciente diabético, deve comprovar sua condição mediante apresentação de cartão de acompanhamento, laudo médico ou exame que ateste a patologia, Essa comprovação deve ser apresentada logo na marcação do exame. 

O texto ainda destaca que o atendimento prioritário aos diabéticos acontecerá da mesma forma como já ocorre com outros grupos prioritários, tais como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

"A preposição tem por objetivo reduzir o tempo de espera para pessoas portadoras de diabetes, na realização de exames em jejum, tais como a coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen, para que não fique muito tempo nas filas. O atraso no atendimento de pessoas com tal patologia provoca sofrimento, acarretando consequências graves para o paciente. Conforme a gravidade da situação pode ocorrer desmaios, tonturas, fraquezas e demais comprometimentos", justificou o vereador Deon, autor do Projeto de Lei.

Vereador Deon na tribuna da Câmara de Santaluz. Foto: Arquivo pessoal

O diabetes é uma doença que atinge crianças, adultos e idosos. Ele provoca aumento do apetite e sede nos portadores em consequência do desequilíbrio energético no corpo, de forma que há cuidados que devem ser seguidos rigorosamente.

O tratamento refere-se basicamente às mudanças de estilo de vida, como a prática de exercícios físicos regulares e mudanças nos hábitos alimentares. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, existem mais de 16 milhões de diabéticos, e em Santaluz, são várias pessoas portadoras da doença.