Santaluz: XVI Mosaico de Literatura do Colégio Ação é aberto; ‘Enveredando pelos Grandes Sertões’

vemvercidade 08 Out, 2018 20:43 - Atualizado em 09 Out, 2018 16:05 Da Redação

Começou nesta segunda-feira (8) e segue até quinta (11) XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação, no Santaluz Sisal Clube. A edição desse traz o tema “Enveredando pelos grandes sertões” que promete ser uma grande oportunidade de refletir sobre o espaço geográfico, cultural e estético do sertão brasileiro.


“Vamos explorar um universo de outros sertões, fazer viagens riquíssimas pelos mais variados ambientes da literatura e do saber. Vamos descobrir onde mora cada ‘Sertão’, resgatar cada cantinho de sertão em nós e vamos nos divertir muito com o resultado”, destacou a organização do evento.


Conforme a instituição, durante os dias que antecederam o mosaico,  alunos, professores e gestores, mergulharam nesse evento em prol da educação e da culminância de conhecimento. “Hoje, hora antes da abertura do evento, os alunos estavam em alta produção, para fazer com que seja lindo. Reutilização de materiais, conscientização, trabalho árduo e muita força de vontade, estiveram presentes ao longo do dia de hoje”.


Segundo a professora Jussara Secondino, diretora do Colégio Ação, o sertão compõe área de estudo de natureza multidisciplinar, envolvendo agricultores, geógrafos, arqueólogos, engenheiros, historiadores, entre outros: entretanto, o imaginário do sertão e sua ocupação tem seu foco na literatura. “Trazer a discussão sobre o espaço do sertão, do Brasil Central, num evento literário é, portanto, apenas natural”, ressalta


“Assim como naquelas diferentes cidades que pleiteiam todas o privilégio de ser e estar no sertão, trata-se de um termo cujo significado, longe de ser homogêneo, suscita as mais diferentes abordagens”, destaca Secundino. 


“ A 16ª edição do mosaico traz uma apropriação de um conceito de Sertão em sua concepção visceral, onde antropologia filosofia, transmutam relações entre seres humanos, animais, vegetais no emaranhado ambiental refletindo as expressões de cultura, arte, linguagens e da própria existência”, finaliza.


A abertura do evento contou com a participação dos alunos do 9º ano do FII com a Trupe da Anunciação, bem como as atrações musicais BMA e Banda A2K.