Secretário de Administração Penitenciária é exonerado após rebelião com 6 mortos em presídio de Salvador

vemvercidade 22 Fev, 2022 09:00 - Atualizado em 22 Fev, 2022 09:02

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, foi exonerado após a rebelião que deixou seis mortos e 38 feridos na Penitenciária Lemos Brito, que fica no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador.

A saída dele foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Nestor já havia pedido para deixar a secretaria no dia 8 de fevereiro, antes mesmo do motim. Além dele, também foi exonerado, a pedido, o chefe de gabinete da pasta, Carlos Eduardo Sodré.

Com isso, Luís Antônio Nascimento Fonseca, que é o atual superintendente de Ressocialização Sustentável vai assumir a pasta interinamente.

A rebelião na Lemos Brito aconteceu no domingo (20). A Seap contabiliza seis mortes e outros 16 feridos. No entanto, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez um levantamento que registrou 38 detentos feridos na rebelião.

O número contabilizado pelos órgãos é diferente porque o MP-BA considerou todo os feridos, de alta e baixa gravidade, enquanto a Seap só registrou os feridos graves. Com base nessas informações, o órgão vai instaurar um inquérito para investigar as causas que levaram o conflito na unidade prisional.

Quatro homens morreram ainda no local e o quinto morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi socorrido, ainda no domingo. A sexta morte foi registrada na segunda-feira (21), na mesma unidade médica. Ele havia sido baleado no rosto.

Durante a rebelião, houve também uma tentativa de fuga. Os detentos atacaram policiais penais, usando facas e facões. Alguns dos presos também tinham armas de fogo, mas os detalhes sobre esses equipamentos não foram divulgados.

A Penitenciária Lemos Brito abriga apenas presos homens, já condenados em regime fechado. Com base em dados divulgados pela Seap, contabilizados até o dia 17 de fevereiro, a unidade tem 1.116 internos – um número que excede a capacidade de 771 vagas.