Serrinha e Biritinga confirmam casos da variante delta do coronavírus

vemvercidade 17 Nov, 2021 23:57 - Atualizado em 18 Nov, 2021 07:48

Serrinha, na região sisaleira da Bahia, confirmou um caso da variante delta do coronavírus nesta quarta-feira (17). Segundo a prefeitura, o paciente está imunizado com as duas doses e teve sintomas leves como tosse, perda do olfato e do paladar. Após a confirmação do quadro de Covid-19, as amostras do paciente foram levadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que confirmou a variante delta depois do sequenciamento genético da amostra.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente é uma mulher de 20 anos, que buscou atendimento médico no Hospital Municipal em 7 de outubro e fez a coleta do material biológico para confirmação da doença. Ela cumpriu isolamento durante o período de infecção. A pasta informou que monitora os familiares e pessoas que tiveram contato com a mulher.

Em Biritinga, na mesma região, uma mulher de 42 anos e o filho dela, de 9, foram diagnosticados com variante delta da Covid-19. Os casos investigados foram coletados em outubro, mas o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) divulgou o resultado na terça-feira (16).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mãe e filho não tiveram complicações da doença e, cumpriram quarentena. Eles também não desenvolveram sintomas graves e já receberam alta.
O município está fazendo o monitoramento da zona rural Barro Branco, onde o caso foi registrado. Equipes de Saúde estão realizam testes rápidos e exame RT-PCR na região.

Santaluz, também na região sisaleira, teve a confirmação do primeiro caso da variante nesta quarta-feira (17) (clique aqui e leia a materia). 

BAHIA

A SESAB informou que até o último sábado (13), 326 amostras da variante delta foram identificadas no estado.
Os primeiros casos das variantes delta e beta na Bahia foram detectados este ano e divulgados pela Sesab no mês de agosto.

Três pessoas já morreram na Bahia por causa da variante delta: Um homem de 67 anos, que morava na cidade de Pintadas; um homem de 41 anos, morador de Niterói, no Rio de Janeiro, mas que estava em um navio ancorado em Salvador, e outro homem, de 45 anos, que morava em Senhor do Bonfim.