Serrinha: ‘Operação Vaquejada 2019’ registra redução no número de ocorrências

vemvercidade 09 Set, 2019 18:13 - Atualizado em 09 Set, 2019 18:54 Da Redação
16º BPM DIVULGA BALANÇO DOS ÍNDICES DE OCORRÊNCIAS DA OPERAÇÃO VAQUEJADA DE SERRINHA 2019
Foto: Divulgação 16º BPM DIVULGA BALANÇO DOS ÍNDICES DE OCORRÊNCIAS DA OPERAÇÃO VAQUEJADA DE SERRINHA 2019

O comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Gilson Paixão, apresentou no início da tarde desta segunda-feira, (09) o balanço das principais ocorrências policiais registradas durante a ‘Operação Vaquejada de Serrinha 2019’ que ocorreu entre os dias 6 e 9 de setembro. O esquema de segurança contou com mais de 745 policiais distribuídos por vias na zona rural e urbana da cidade.

A Vaquejada de Serrinha é considerada como um dos principais projetos de valorização da cultura sertaneja, que movimenta a região sisaleira do estado da Bahia. A programação do evento mescla atrações musicais e competições esportivas.

De acordo com o levantamento da PM, ocorreu uma diminuição acentuada nos índices de ocorrências comparados com o mesmo período de 2018. houve uma redução de 33,33% do número de furtos a celulares, no total de 10, e no ano passado 15. Já crime de lesões corporais foi computado apenas uma ocorrência, em 2018 foram registradas quatro.

A PM ressalta que o registro mais comum ainda é o furto, principalmente de aparelhos celulares e, em muitos casos, segundo a corporação, podem ser evitados com alguns cuidados tomados pelo folião.

(Foto: Divulgação | PM)

Ainda segundo os dados, dentro do Parque Maria do Carmo – principal local dos festejos – foi registrada uma prisão em flagrante por tráfico de drogas e um termo circunstanciado por posse de drogas. Já no entorno do parque, foi apreendida uma arma de fogo pela Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), e não foi registrada nenhuma ocorrência grave, enquanto que no ano passado houve um homicídio.

“Segurança Pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas idéias, planejamento e ação. Há meses já trabalhávamos no planejamento da Vaquejada, levando em consideração nosso relatório crítica do ano anterior e pontuando o que poderia ser melhorado com vista a otimização do policiamento. Com o compromisso da tropa e o árduo trabalho de todos os servidores envolvidos neste grande evento, logramos êxito na execução do policiamento e conseguimos chegar ao decréscimo dos registros de ocorrências”, destacou o tenente coronel Gilson Paixão.