Sesab registra 333 casos prováveis de dengue em Santaluz

vemvercidade 21 Jun, 2020 10:34 - Atualizado em 22 Jun, 2020 12:26 Da Redação

Os casos de doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) continuam aumentando em Santaluz e a preocupação maior é neste período de pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). 


De janeiro até junho deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já registrou 333 casos prováveis de dengue no município. Quando comparado ao mesmo período de 2019, é observado o aumento de 1345,4% no número de casos notificados. Segundo a Sesab, apesar do aumento expressivo, não há registro de paciente em situação grave e não houve registro de óbito. 


Em relação aos dados de chikungunya, foram notificados 40 casos prováveis. Já para zica, 1 caso foi registrado.


Segundo o Ministério da Saúde, o município de Santaluz está classificado como de alto risco para ocorrência de surtos e epidemias. De acordo com a pasta federal, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.