Sob protesto, prefeitura de Santaluz inicia demolição de prédio centenário

vemvercidade 03 Jul, 2019 18:02 - Atualizado em 03 Jul, 2019 21:26

A prefeitura de Santaluz inciou, nesta quarta-feira (03), a demolição de um prédio público localizado na Rua Barão do Rio Branco, no centro comercial da cidade. Enquanto um funcionário derrubava a fachada do prédio com uma marreta, dezenas de pessoas protestavam contra a demolição do imóvel que este ano completaria 100 anos.

(Foto: VemVer Cidade)

Na terça-feira (02), o prédio amanheceu com grades de isolamento ao seu redor – o que gerou diversos questionamentos por parte da população. O assunto, em pouco tempo, viralizou nas redes sociais e deveras opiniões contrarias à demolição foram publicadas, como a do estudante de arquitetura Gustavo Abreu: “Tive que ir ver com os meus próprios olhos, o absurdo e a atrocidade. Um prédio construído no século passado, de grande valor histórico, cultural e memorial para muitos nessa cidade, que supostamente será destruído para o alargamento de uma ruela, apenas“, disse.

(Foto: VemVer Cidade)

Uma petição pública também foi criada para impedir a demolição do prédio histórico. “É inimaginável que a história do povo seja dizimada de forma covarde”, justificava a petição que teve mais de 500 assinaturas, até o inicio da desmaterialização do imóvel.

Cerca de 4 horas antes do inicio da demolição, foi publicada uma intimação da Justiça da Comarca de Santaluz, dando um prazo de 48 horas para a prefeita Quitéria Carneiro (PSD) se manifestar sobre o caso. Mas segundo fontes ouvidas pelo VemVer Cidade, a gestora não tinha sido notificada, até o inicio desta noite.

A nossa reportagem entrou em contato com o departamento de Comunicação da Prefeitura para obter esclarecimentos sobre a operação, porém não obteve retorno.

Um Marco

(Foto: IBGE)

O prédio do antigo açougue municipal, com construção datada de 1919, é um dos marcos da ascensão comercial da então Vila de santa luzia -- pertencente  ao município de Queimadas -- e que obteve a emancipação apenas em 1935, passando a ser conhecida como cidade de Santaluz.