Santaluz: Vazamento de óleo de locomotiva da VLI atinge Tanque Grande
Um vazamento de óleo provocado por uma locomotiva atingiu o Tanque Grande, lago urbano localizado no centro de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. O incidente ocorreu nesta quarta-feira (14), e causou manchas escuras na água, além de forte odor, segundo relatos de moradores.
De acordo com a VLI, empresa responsável pela operação ferroviária, o problema foi causado por uma falha mecânica em uma locomotiva que circulava pela região. Após o reparo e liberação da composição, o vazamento foi identificado na linha férrea, também situada na área central.
Ainda conforme moradores, o óleo entrou em contato com o solo e, com ajuda da chuva -- através de galerias pluviais, percorreu cerca de 250 metros até desaguar no Tanque Grande. O local é um dos principais espaços de lazer e convivência da população de Santaluz.
O mau cheiro provocado pela substância preocupa os moradores, que temem possíveis impactos ambientais. Ainda na quarta-feira, funcionários da VLI instalaram barreiras de contenção na borda do Tanque Grande para impedir que a mancha se espalhasse. A previsão é que o trabalho de remoção do óleo continue nesta quinta-feira (15).