Termina hoje (13) campanha de vacina contra sarampo para crianças e jovens

vemvercidade 13 Mar, 2020 08:41 - Atualizado em 13 Mar, 2020 08:47 Agência Brasil
A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus
Foto: Reprodução A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus

Encerra hoje (13) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Mesmo com o fim da campanha é possível ser vacinado, pois a vacina faz parte do calendário nacional de imunização de crianças e adultos, disponíveis durante todo o ano.  O público alvo da primeira etapa são pessoas de 5 a 19 anos de idade. Pessoas fora da faixa etária também podem ser vacinadas. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Para ser imunizado é necessário se dirigir a uma unidade básica de saúde ou de saúde família portando documento de identidade, caderneta de vacinação e cartão sus. " Os documentos são necessários, mas se a pessoa não estiver com eles no momento não interfere a vacinação", explica a enfermeira coordenadora do setor de imunização, Simone Neves.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença iniciou em 10 de fevereiro, com a convocação de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária. O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha.

A pasta lembra que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a ação, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados.Este quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. “As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos”, informou o ministério.

Ainda segundo a pasta, duas outras etapas de mobilização darão continuidade às ações em 2020, além da prevista para fevereiro: entre junho e agosto, para o público com idade entre 20 a 29 anos; e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.