Trabalhadores que atuam no Carnaval de Salvador fazem manifestação em defesa da festa em 2022

vemvercidade 21 Nov, 2021 12:35 - Atualizado em 21 Nov, 2021 12:39

Os profissionais que atuam no Carnaval de Salvador se reúnem na manhã deste domingo, (21) no Farol da Barra, orla da capital, em manifestação a favor da festa do ano que vem. 

Com faixas, cartazes e vestimentas características da folia, os manifestantes, que se reuniram desde às 9h da manhã mostravam com encenações e palavras de ordem a necessidade da realização do Carnaval.

Baianas vestidas a rigor reafirmavam a importância do ato, além de lembrar por meio de cartazes que a categoria está "vacinada e pronta para trabalhar".

De acordo com a organização, o lema do ato é por um "Carnaval Responsável", que defende a folia em 2022 de forma responsável, obedecendo aos protocolos e incentivando a vacinação.

Empresários, ambulantes, músicos, além de todos que trabalham de forma direta ou indireta da festa foram convocados pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).

À reportagem do Portal A TARDE, Washington Paganelli, que foi eleito coordenador do Carnaval em 2022 pelo Comcar, disse que a manifestação tem o objetivo de mostrar a importância da festa para os que precisam retirar a renda que o evento proporciona para quem atua direta ou indiretamente durante o período.

"Mais de 1 milhão e duzentas mil pessoas clamam por trabalho para colocar o pão na mesa. A manifestação é em prol da cultura, do emprego com todos vacinados. Queremos um carnaval seguro e ordeiro", finalizou.

Segurança

Na última quinta-feira, 18, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se posicionou sobre o carnaval e afirmou que quem tentar realizar a festa sem a liberação do Governo do Estado não vai contar com suporte do poder executivo estadual em nenhum aspecto.

Contrário ao que pensa o governador Rui Costa, o vereador e presidente da Comissão Especial de Retomada dos Eventos de Salvador, Claudio Tinoco (DEM), disse que o relatório feito pela equipe  da Comissão na Câmara Municipal foi técnico e suprapartidário, Tinoco reiterou que o governador Rui Costa (PT), se pauta em pesquisas de opinião pública para se posicionar de forma que não confirme o carnaval em 2022, já que, de acordo com ele, Rui tem buscado um “cancelamento tácito” com a “não oficialização do sim ou do não”. “

Já o prefeito Bruno Reis (DEM) que chegou a cogitar a possibilidade de adiar a realização da folia na capital, descartou a possibilidade de tomar qualquer decisão sem antes se reunir com Rui Costa.

Bruno Reis afirmou ainda que nao pretende realizar evento-teste para analisar possíveis impactos da folia nos índices epidemiológicos da Covid-19, já que, de acordo com ele, os resultados dos últimos meses, com a reabertura econômica, a capital baiana "tem sido testada diariamente", e citou as aglomerações nos estádios de futebol como exemplo.