V Simpósio de Matemática do Colégio Ação é realizado com sucesso; 'A Natureza e a inspiração na Matemática'

vemvercidade 03 Ago, 2022 10:34 - Atualizado em 03 Ago, 2022 15:36 Conteúdo Publicitário

Entre os dias 25 e 26 de julho, o Colégio Ação, em Santaluz, promoveu mais um grande evento: o V Simpósio de Matemática, e trouxe comotema “A Natureza e a inspiração na Matemática”. Embora distintas, essas duas áreas tem tudo em comum.

No dia 25 de julho, segunda-feira, aconteceu a abertura do evento, com Mesa Redonda e discussão sobre o tema, que trouxe de volta ex-alunos do colégio que atuam no mercado de trabalho dentro das suas respectivas áreas.

O evento reuniu além dos palestrantes da Mesa Redonda, muitos ex-alunos que estão na cidade e foram prestigiar o evento, bem como professores que já não estão na casa e também toda a comunidade escolar atual.

A professora Tâmara, que esteve à frente do projeto juntamente com outros professores de outras disciplinas destaca a importância do evento que retornou de forma presencial: “Poder realizar o V Simposio das Exatas de forma presencial, foi desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. Acompanhar os alunos construindo o conhecimento  através de pesquisas, investigação, criatividade é  surreal”.

“Agradeço ao grupo gestor do Colégio pela oportunidade e incentivo e aos alunos por toda dedicação para  que o projeto fosse um sucesso”, finaliza a professora.

Algumas alunas também relataram sua experiência em participar do V Simpósio Matemático. “O Simpósio Matemático do Colégio Ação faz com que tenhamos uma visão de futuro mais abrangente e uma percepção de mundo positivamente transformada em diversos sentidos; seja no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de investigação ou da solução de problemas. Além de ressaltar que matemática e as demais áreas trabalhadas, como as da natureza, não se fazem presentes apenas em cálculos ou em sala de aula, mas em todo universo ao nosso redor. Se todos pudessem ter a oportunidade de desbravar da experiência que o Simpósio proporciona, todos concordariam que é a melhor experiência de conhecimento vivenciada”, relata Ana Luiza, 3 ano.

Para Lorena do 2 ano, “O simpósio é um projeto que nos faz enxergar com outros olhos, aquilo que temos contato todos os dias, mas não nos damos conta, como por exemplo, a forma como a matemática interage com o mundo a nossa volta, indo além dos números. Além disso, nós alunos, nos vemos como protagonistas, colocando em ação os conhecimentos que vão sendo adquiridos. Desde o início, a partir das pesquisas feitas, foi tudo bastante enriquecedor, porém, árduo. O tema englobou uma área da ciência "nova", na qual estudos ainda estão sendo desenvolvidos, mas desafio proposto é desafio cumprido”, disse a estudante.

“Todas as turmas conseguiram de forma brilhante apresentar o que lhes foi pedido, de forma dinâmica, interativa, e o mais importante, sem perder o foco, que é o conteúdo. Foi notória a interação existente entre biologia, física, química, geografia e matemática. Também percebemos e reforçamos durante todo o projeto a ideia de que todo o conhecimento que precisamos está na natureza, basta sabermos enxergar e utilizar o que ela nos oferece”, destacou Lorena.

No dia 26 de julho, terça-feira, o evento durou o dia inteiro e contou com muitas apresentações das turmas em stands e salas, cada turma com seu tema. Ainda neste dia, o simpósio recebeu a visita dos alunos do Colégio Estadual Paulo Freire, onde houveram trocas de conhecimento, diálogos e muito aprendizado.