Valente: Estudante de escola pública comemora vaga no curso de medicina da Ufba

vemvercidade 30 Jan, 2019 10:41 - Atualizado em 30 Jan, 2019 13:04 Da redação
Taís Araújo concluinte do Colégio Estadual César Borges, em Valente
Divulgação Taís Araújo concluinte do Colégio Estadual César Borges, em Valente

Com o ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2018, a estudante Taís Araújo, concluinte do Colégio Estadual César Borges, em Valente, cidade da região sisleira da Bahia, conquistou uma vaga no curso de medicina via Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Muito contente com o acesso ao curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Taís Araújo, a estudante contou sobre a trajetória que a levou a esta conquista.

“Com certeza tive bastante ajuda da escola e professores na preparação para o ENEM. É importante que o aluno também tenha iniciativa de procurar o aprendizado, pesquisando e buscando outras formas de ganhar conhecimento. Estou com uma grande expectativa em iniciar o curso, sei que será um desafio porque é em outra cidade, mas a vontade de vencer é maior”, afirmou a aluna, que teve nota 940 em Redação e 760 na média geral.

Sisu

Os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem integrar a lista de espera do programa. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 5 de fevereiro. A adesão pode ser feita na página do Sisu. Os candidatos podem escolher entrar na lista de espera para a primeira ou para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição. Os alunos na lista serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, mais de 1,8 milhão de candidatos se inscreveram.