Vandalismo em rede adutora causa problemas de abastecimento em Santaluz, diz Embasa

vemvercidade 30 Out, 2024 21:29 - Atualizado em 30 Out, 2024 21:30

A Embasa emitiu nesta quarta-feira (30) uma nota esclarecendo que o desabastecimento em Santaluz decorre de sucessivos atos de vandalismo contra a rede adutora. Conforme informado pela empresa, indivíduos têm danificado a tubulação para furtar água tratada, o que impacta o fornecimento em várias áreas do município. Apenas nesta semana, três trechos foram violados, reduzindo em 50% a capacidade de distribuição.


O episódio mais recente ocorreu na tarde de quarta-feira, entre o povoado de Rio do Peixe e o município de Queimadas, exigindo nova suspensão do sistema para reparos emergenciais. A situação tem gerado reclamações de moradores, especialmente do bairro Deloda, que foram até o escritório local da Embasa para relatar os transtornos das interrupções constantes e as dificuldades para manter as atividades diárias.


A empresa informou que está em contato com as autoridades de segurança pública para conter novos atos de vandalismo. Além disso, a Embasa orienta a população a economizar a água armazenada até que o abastecimento seja restabelecido.


Confira a nota na íntegra


A Embasa informa que a distribuição de água da cidade de Santaluz tem sido constantemente comprometida por vândalos, que tem danificado a rede adutora para furto da água tratada. Na tarde desta quarta-feira (30), no trecho entre Rio do Peixe e Queimadas, outro ponto da tubulação foi violado, interrompendo mais uma vez o funcionamento do sistema de abastecimento. Somente nesta semana, três pontos da rede foram danificados de forma criminosa, reduzindo pela metade a oferta de água para atender toda a cidade. A Embasa tem buscado o apoio das estruturas de segurança pública para que sejam coibidas novas ocorrências e reforça a necessidade do uso econômico da água armazenada pelos imóveis até um novo reparo da rede adutora.