Ventania derruba árvore de grande porte no centro de Valente

vemvercidade 08 Fev, 2026 19:29 - Atualizado em 08 Fev, 2026 22:30
Estrutura caiu na Praça Edilberto Lopes (Praça da Jazida) neste domingo (8); carro foi parcialmente danificado, mas não há feridos.
Foto: Reprodução/Redes Sociais Estrutura caiu na Praça Edilberto Lopes (Praça da Jazida) neste domingo (8); carro foi parcialmente danificado, mas não há feridos.

Uma árvore de grande porte foi derrubada por uma ventania no fim da tarde deste domingo (08/02), na Praça Edilberto Lopes — conhecida como Praça da Jazida, no centro de Valente, município da região sisaleira da Bahia. A queda interditou totalmente a via. Um carro de passeio que estava estacionado nas proximidades foi parcialmente danificado, mas não há relatos de feridos.

De acordo com testemunhas, a ventania começou de forma repentina e surpreendeu quem passava pelo local. A árvore da espécie algaroba foi arrancada pela raiz. Segundo técnicos, as raízes da algaroba não são profundas, o que prejudica a sustentação da planta, especialmente quando ela atinge grande porte — como era o caso da árvore que caiu na praça.

Moradores relataram também ocorrência de chuva leve em alguns pontos da cidade no mesmo período da ventania. Às margens da BA-120, um curto-circuito foi registrado após galhos de árvores tocarem a fiação elétrica, provocando instabilidade no fornecimento de energia em algumas áreas.

Cidades vizinhas como Santaluz e Retirolândia também enfrentaram o instavél tempo, com trovoadas e rajadas de vento registradas por volta do mesmo horário. Até o momento, não há informações sobre ocorrências graves nessas localidades.