Vigilância Epidemiológica de Santaluz desmente boato sobre caso de Monkeypox

vemvercidade 28 Abr, 2025 14:59 - Atualizado em 28 Abr, 2025 15:07
Desinformação circula nas redes sociais
Reprodução Desinformação circula nas redes sociais

A Vigilância Epidemiológica de Santaluz (VIEP) divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (28) desmentindo a informação de que teria sido confirmado o primeiro caso de Monkeypox (Mpox) na cidade. De acordo com o órgão, a mensagem que circula em grupos de WhatsApp é falsa.


Segundo a VIEP, não há nenhum caso de Monkeypox confirmado em Santaluz até o momento. A Vigilância alerta que a disseminação de informações falsas pode gerar alarme desnecessário e comprometer o trabalho de monitoramento e prevenção realizado pelas equipes de saúde.


“A população deve se informar apenas pelos canais oficiais da Prefeitura de Santaluz e da Secretaria Municipal de Saúde. Notícias falsas prejudicam a confiança da população e dificultam as ações de saúde pública”, destacou o comunicado da Vigilância Epidemiológica.


A VIEP também reforçou que, em caso de identificação de sintomas suspeitos, os moradores devem procurar as unidades de saúde para orientação adequada.


Combate à desinformação:


O órgão orienta que mensagens recebidas em redes sociais e aplicativos de conversa sejam sempre verificadas antes de serem compartilhadas. A luta contra a desinformação é fundamental para garantir o acesso a dados corretos e proteger a saúde da população.


Dúvidas e informações atualizadas podem ser consultadas nos canais oficiais da Prefeitura de Santaluz ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde.