Zé Paulo é nomeado como secretário estadual do Cecoop-BA e é reeleito vice-presidente da Cresol em Santa Catarina

vemvercidade 07 Mai, 2018 11:42 Da Redação
José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’
Foto: Divulgação José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’

Um dos maiores líderes cooperativista da Bahia, José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’, foi nomeado como Secretário Executivo do Conselho Estadual de Cooperativismo  (Cecoop) – órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 3 de maio.

Zé Paulo que já é coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), assume o  cargo em regime de substituição a Deyvid Souza Santos. Como secretário, ele terá como atribuições coordenar as ações do Conselho do Cooperativismo, promover a articulação das ações dos representantes do Governo e da Sociedade Civil que fazem parte do referido Conselho, bem como fomentar as políticas públicas prevista na lei Estadual do Cooperativismo de número 11.362.

Representação nacional

Zé Paulo representa a Bahia em evento nacional em Santa Catarina. (Foto: Divulgação/Cresol)

Na segunda-feira (30/04), em Santa Catarina, Zé Paulo participou das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária da Cresol Confederação – Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária – e foi reeleito vice-presidente da entidade. O presidente da Ascoob Central Cosme Arisvaldo também participou do evento e foi eleito como membro do conselho de administração. A solenidade foi realizada na cidade de Chapecó e reuniu cerca de 40 dirigentes das Centrais Cresol Baser, Cresol Central, Cresol Sicoper e Ascoob, os quais elegeram os dirigentes que assumem os Conselhos para o mandato 2018 a 2022. 

A Cresol, maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil, conta com mais de 450 mil cooperados em nove estados brasileiros, além de 3.332 funcionários. 

“Na Cresol vou trabalhar para o fortalecimento do Cooperativismo de Crédito do Nordeste. Vamos também trabalhar para que o Sistema Ascoob possa ter uma parceria internacional, através da Confederação que assinou um Termo de Cooperação com a Dejardins em Quebec, no Canadá”, destacou Zé Paulo.  

História nas lutas sociais - Natural de Jaguarari e luzense de coração, Zé Paulo foi um dos fundadores da Unicafes e do Sistema Ascoob, das quais atua como dirigente. Além disso, teve participação ativa na fundação do Centro de Apoio aos Interesses Comunitários (Ceaic), Rádio Comunitária Santaluz FM, entre outros.