Zé Paulo visita experiência de banco comunitário no RJ e pretendente trazer experiência para gestores, empreendedores e sociedade civil da Bahia

vemvercidade 14 Mar, 2022 09:09
Zé Paulo participa de encontro com Prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Foto: Evelen Gouvêa Zé Paulo participa de encontro com Prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

O coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) do Governo da Bahia, José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’, foi até Maricá, cidade que fica no Rio de Janeiro, para conhecer como funciona o programa de transferência de renda do município: a moeda social Mumbuca.

Zé Paulo, Gelvane Santiago do  Conselho Gestor do Fundo Rotativo (COGEFUR) e Jairo secretário executivo da Rede de Gestores foram recebidos pelo prefeito Fabiano Horta, na quinta-feira (10). Durante o encontro, o gestor apresentou o programa e fez um panorama da cidade antes e depois da implementação da moeda Mumbuca, citando outros municípios que se inspiraram no modelo de Maricá.

“A renda básica transformou a realidade econômica da cidade, criando redes de trabalho e de produção. As pessoas começaram a desenvolver atividades econômicas coletivas e cooperativamente, a ponto de a moeda ser implementada em municípios, como Niterói e Cabo Frio”, explicou o prefeito.

Ao conhecer as especificidades da moeda social, Zé Paulo, disse que vai apresentar o modelo de Maricá a autoridades politicas e empreededores da Bahia. “Como membros da coordenadoria do programa a nível estadual, precisamos levar essa experiência extraordinária para dialogar com os prefeitos, empreendedores e sociedade civil, pensando em uma alternativa e estratégia interessantes para potencializar a transferência de renda e o desenvolvimento local, a partir da ampliação da circulação dos recursos nos municípios”, disse o coordenador da Sesol.

O modelo Mumbuca

Os benefícios sociais do programa de Renda Básica da Cidadania (RBC) de Maricá são pagos em Mumbucas desde 2013, garantindo que os valores circulem apenas no município, beneficiando 42,5 mil pessoas (26% da população) que recebem por mês 170 mumbucas (R$ 170) para utilizar nos 10,6 mil estabelecimentos cadastrados na cidade. A alta circulação da moeda no comércio local permitIu que o município tivesse crescimento na geração de emprego de 8% durante a Pandemia.

O modelo da Moeda Mumbuca foi a inspiração para o lançamento da Itajuru, a moeda social do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos; e da Moeda Arariboia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.