Revelações da música luzense em 2016
O ano de 2016 foi uma agitação só. E na música não foi diferente. Tivemos grandes talentos emergindo no cenário local, e embora nossa vontade seja de destacar todos os cantores e bandas que fizeram a diferença este ano em Santaluz, optamos por escolher os grupos A2K e O Retorno de Saturno – talvez pela originalidade e ao mesmo tempo semelhanças. Quem frequentou os bares e as baladas noturnas da cidade sabe muito bem do que estamos falando – a semelhança são nos instrumentos acústicos que ambos utilizam: Cajon e violão, a outra semelhança é que tanto o A2K quanto o Retorno de Saturno não têm um líder, as decisões de ambos os grupos são tomadas em conjunto. Agora vamos conferir a originalidade de cada grupo!
A2K ‘Gratidão’
Foto: Divulgação.
A expressão ‘gratidão!’ Resume muito bem a troca de energia que acontece nas apresentações deste grupo. Ana (Voz e Percussão), Anna Reys (Violão e voz) e Kaka (Cajon) tiram o folego do público com exibições que vão dos consagrados nomes da MPB (Vanessa da Mata, Marisa Monte, Fagner, Caetano, Tim Maia, Ana Carolina, Cassia Eller e Tiago Iorc) até as 'modinhas' atuais (Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e Luan Santana). A características da banda é justamente essa mistura de estilos.
O grupo foi formado há mais ou menos um ano, sem pretensão 'comercial'. As meninas se juntavam ocasionalmente para fazer um som, jogar conversa fora, e se distrair – mas a brincadeira ficou séria e o A2K começou a receber convites para tocar em eventos, um deles foi na conhecida ‘Sexta-Feira do Bar do Ases’ – daí por diante, mais convites foram surgindo.
‘Nós se vê por aí em 2017’
“Gostaríamos de agradecer por esse ano maravilhoso. Por todos os momentos que os agregados compartilharam, estiveram presentes. Nunca nos sentimos sozinhas. Fomos abraçadas, e eles que fizeram toda a diferença durante esse tempo. Foram experiências únicas e vocês nunca deixaram de estar por nós. Daqueles que nos acompanham desde o início, e aqueles que se agregaram durante o caminho. GRATIDÃO! Queremos dizer que para 2017, algumas novidades virão e que em breve vamos nos rever novamente. ” – A2K.
O Retorno de Saturno – ‘Vocês só fortalecem! ’
Foto: Lucas Peixinho
O grupo é formado por Gustavinho (Violão), Victor Mota (Cajon) Douglas de Oliveira (Vocal) e Tom (Voz e violão). O Retorno de Saturno tem uma sonoridade incrível, os caras recebem influência de Pink Floyd a Caetano Veloso. O Reggae nacional e internacional também é muito presente no som deles.
O grupo que começou a tomar forma no mês de abril de 2016. Reunindo amigos para tocar violão e conversar sobre as questões do mundo, madrugada a dentro – algo bastante comum entre essa galera que gosta de discutir assuntos de filosofia e política. Percebendo a necessidade de movimentar a cena alternativa em Santaluz, onde a questão musical encontra-se bastante monótona – eles decidiram criar o Retorno de Saturno.
O primeiro show que eles fizeram foi em 9 de maio, daí surgiram diversos convites e eventos dentro e fora de Santaluz.
O Retorno de Saturno já possui duas músicas autorais, ambas falam de liberdade e diversidade, cada uma de uma maneira distinta e bela. Uma já foi lançada ao público, é readaptação da canção ‘Rastafári’, composta por Tom, que foi gravada anteriormente pela banda Paris, da qual ele era integrante, daí Gustavinho fez um novo arranjo e acrescentou umas estrofes, ficou bem legal. A outra é uma composição feita por Gustavinho, ainda não lançada, mas o grupo diz estar bastante empolgados para isso. Outras músicas que ainda não estão finalizadas, fazem parte das projeções dos caras para 2017.
A luta continua em 2017
“Estamos com projetos bem legais para o ano que vem, que incluem o lançamento de alguns videoclipes com a produção de concluintes do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV da UNEB, o lançamento de novas músicas autorais, e a produção de um sarau social em Santaluz, já para o primeiro semestre, do mais, temos algumas surpresas também. Aos fãs e pessoas que nos apoiam e acreditam em nós, só temos que agradecer muito, pois fizeram do nosso ano mágico, com todo o reconhecimento e apoio, com os abraços na rua, e com as palavras positivas, que nos animam e nos dão forças para continuar acreditando nesse projeto, que não é apenas um projeto pessoal, mas para um coletivo, para uma sociedade. Desejamos a vocês um excelente ano e vos convidamos a se unirem a nós, na luta por uma sociedade mais justa e mais bonita, seja com a música, com o teatro, com a poesia, com as artes, ou com os simples gestos no dia a dia. Grande abraço! Vocês só fortalecem! ’’ O Retorno de Saturno.
Destaques do ano

Confere outros destaques de 2016