Em nota, Equinox Gold diz que operação da Polícia Federal, que fechou garimpo, não foi motivada pela empresa

vemvercidade 06 Set, 2022 00:48 - Atualizado em 06 Set, 2022 01:21

A mineradora Equinox Gold emitiu nesta segunda-feira (05) nota sobre as manifestações em frente a entrada da empresa no município de Santaluz. Garimpeiros acusam a empresa na motivação da operação da Polícia Federal (PF) que fechou um garimpo na comunidade rural do Dexaí, município de Cansanção, na última terça-feira (30). A multinacional nega. 

Leia a nota da empresa

A Equinox Gold, responsável pela Mineração Santa Luz, informa que a fiscalização de atividades garimpeiras, realizada na última terça-feira (30/08), pela Polícia Federal (PF), na região dos municípios de Cansanção e Monte Santo, não foi motivada pela empresa, cuja operação está no município de Santaluz.

A empresa compreende que o protesto possui suas demandas. Contudo, o impedimento ao livre acesso e ao funcionamento das operações prejudica a todos e compromete o estabelecimento de um entendimento comum e respeitoso entre as partes.

A Equinox Gold respeita o papel institucional das agências e dos órgãos de governo dedicados à promoção e fiscalização da mineração. Ressalta-se ainda que a regularização dos garimpos compete a esses órgãos, conforme previsto no arcabouço legal brasileiro.

A empresa mantém, por meio de suas operações, milhares de empregos, contribui significativamente para a arrecadação de impostos e para o desenvolvimento contínuo nas regiões onde atua, além de cumprir com todos os aspectos de controle ambientais, segurança do trabalho e estabilidade das estruturas operacionais.