Legionário Urbano: Trânsito luzense, as teorias, práticas e desencontros
As teorias e práticas realmente nem sempre andam lado a lado, isto é fato – é uma lástima - e em Santaluz um exemplo claro desta discrepância pode ser observada nos últimos dias no trânsito do centro, não é que elas não existissem antes, é que agora, elas estão intensificadas por obras que no futuro trarão benefícios a cidade, mas que agora vem alterando por necessidade a ordem do tráfego no município.
Já parou para observar que nós motoristas, pedestres e condutores em geral, reclamamos a todo momento do trânsito local, mas, que na verdade nós mesmos somos responsáveis pelas mazelas deste ambiente?! Os condutores se acham e se afirmam, como conhecedores do trânsito, e no entanto, infringem suas leis a todo instante pelo simples fato de ser mais cômodo.
A cidade encontra-se em obras, ruas estão isoladas e fechadas, impedindo o tráfego de veículos por necessidade e para garantir a segurança dos próprios condutores, e mesmo assim, todos os dias vemos estas mesmas limitações que estão ali para proteger e assegurar a eficiência das obras, sendo rompidas, destruídas, alteradas e ignoradas por condutores que arriscam-se transitando em meio as vias em obras. Sinalizações temporárias estão sendo instaladas pela Guarda Civil Municipal nas vias da cidade e são ignoradas, simplesmente pelo fato de atrapalharem a comodidade de estacionar próximo do seu local de destino.
Ora! De que adianta gritar aos quatro cantos, que tá uma bagunça, que tem que arrumar que a culpa é desse ou daquele, se nós mesmos não agirmos.
Toda a faxina começa com uma boa bagunça - pelo menos em casa é assim -, afinal sempre que você vai arrumar a casa primeiro você tem que tirar tudo do lugar para depois consegui arrumar- lá. Vamos entender então que a obra será um benefício imenso para toda a sociedade, inclusive e principalmente para os condutores que tanto ansiavam por esse momento, mas respeitemos também que haverá transtornos e que se nós população, não colaborarmos esse transtorno ir apenas aumentar.
Chega de críticas, de levantar moralismos ou até falsos moralismos, e vamos à prática, obedeçamos aos sinais, desviemos a cada rua com tráfego temporariamente fechado. Já dizem há muito tempo que “prevenir é sempre melhor que remediar”, então para evitar acidentes e para evitar que a obra seja afetada e até atrasada por conta de motoristas que não respeitam as sinalizações, vamos nos focar em agir ao invés de falar.
E como é de praxe por aqui, vamos lembrar sempre que, RESPEITO Incentiva o RESPEITO .