Santaluz: Família, amigos e colegas de profissão se despedem da professora Maria Amélia
O corpo da professora Maria Amélia Silva Nascimento foi velado no início da tarde desta terça-feira (7), no plenário da Câmara Municipal de Santaluz. Familiares, amigos e colegas de profissão se despediram da educadora que faleceu no início desta manhã, vítima de complicações causadas por um câncer. Após o velório, o corpo foi levado em cortejo até o cemitério de Riacho da Onça, no município de Queimadas.
Professora da rede municipal de Santaluz desde 1993, Maria Amélia era fascinada pela prática pedagógica e a construção do conhecimento científico.
Foto: Adriano Reis /VemVer Cidade/ Arquivo 2018
Grande incentivadora da cultura e da arte, ela participou de forma incisiva na curadoria de grandes eventos de valorização aos artistas locais, como ''A Arte da Cantaria'' em homenagem ao trabalho da família Boaventura Abreu, em 2016 (LEIA AQUI); Exposição em homenagem póstuma ao artista plástico Tiago Carvalho, em 2018 (LEIA AQUI) e a Amostra com acervo fotográfico de Ascendino Marques e o filho Itário (LEIA AQUI).
Foto: Adriano Reis /VemVer Cidade/ Arquivo 2019
Dedicação a carreira
Mesmo lutando contra a doença, Maria Amélia cursava Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus II, Alagoinhas (BA). Ela também era membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem) e Crítica Cultural Pós-Crítica/UNEB.
Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB (2007), Maria Amélia era especialista em Pedagogia Organizacional com Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela Faculdade de Educação da Bahia - CEPOM (2001).
O currículo invejável de Maria Amélia, segue com graduações em Artes Visuais (2020.2) e Pedagogia pela UNEB Campus XI (1996). Atuou entre os anos de 2008 a 2011 na condição de Professora Visitante da Universidade do Estado da Bahia, Campus XIII/UNEB e também como Professora Substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS no período de 2011 a 2015. Além disso, coordenou o Curso de Pedagogia pelo Programa de Formação dos Professores da Educação Básica Plataforma Freire MEC/CAPES/UNEB, polo de Queimadas (BA) nos anos de 2010 e 2011.